sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Quarentões do punk ainda esbanjam energia


Por Gabriel Albuquerque

A tática de reunir-se em torno de um ''supergrupo'' já é bastante utilizada entre velhos músicos consagrados que estão fora dos holofotes e precisam arrecadar uma grana para a aposentadoria. Liderado pelo vocalista Keith Morris (ex-Black Flag e ex-Circle Jerks), o OFF! seria enquadrado nessa categoria se não fosse pelo fato de que a qualidade não depende dos currículos de seus integrantes.

A banda de Los Angeles foi formada em 2009, mas efetivou-se esse ano, com o lançamento de seu primeiro ''full length'': o sensacional OFF!. Com 16 músicas em 16 minutos, o disco tem o melhor do punk e do hardcore californiano, sob uma produção crua que deixa transparecer todo o peso, força e energia do som, gravado praticamente ao vivo. Curto e grosso. É uma espécie de Kick Out The Jams em meio à um cenário onde reinam guitarras de plástico e gravações entupidas de overdubs. Espontaneidade e força ao lado de melodias dinâmicas que arrasam com qualquer rock pausterizado e pop punk diluído.

Da faixa inicial ''Wiped Out'' ao encerramento com ''I Need One (I Got One)'', o que se tem é uma sucessão de pauladas que transitam entre o punk e o hardcore. Tudo isso feito por mãos de quarentões pais de família já experientes na arte do barulho, que dão uma aula de rock à bandinhas indies aguadas. É música pesada da mais alta qualidade e executada com espontaneidade, sem truques, sem frescuras. Impossível ficar indiferente. Afinal de contas, já dizia John Lydon, a raiva é uma energia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário